Cover

Praia de Garopaba

Conheça o melhor de Santa Catarina.

Praia de Garopaba

Localiza a aproximadamente 80km ao sul da Capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Garopaba possui muitos atrativos históricos, culturais e naturais, e pode ser visitada o ano todo!

Composta por 8 belíssimas praias, Garopaba tem sua origem na língua dos primeiros habitantes da região, os índios Tupi-Guaranis e que significa: ygá, ygara, ygarata (barco, embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada).

Fundada por imigrantes açorianos no século XVII que se dedicavam à pesca e agricultura, foi somente a partir de 1793 com a fundação da Armação Baleeira de São Joaquim de Garopaba, que se intensificou o povoamento de São Joaquim de Garopaba.

Sua fundação definitiva como município se dá somente em 19 de Dezembro de 1961, através da Lei nº 798/61.

Garopaba ainda preserva a herança de seus colonizadores, a pesca ainda é a principal fonte de renda para muitas famílias de Garopaba, dentre elas, a tradicional Pesca Artesanal da Tainha.

O prédio do Paiol que serviu como sede da Armação e a Igreja de São Joaquim, são um dos principais atrativos históricos de Garopaba, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), juntamente a Praça 21 de Abril.

Esperamos sua visita!